RSS Feed

Sobre Prados

*Centro histórico de Prados

*Centro histórico de Prados

Prados é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a uma latitude 21º03’27″ sul e a uma longitude 44º04’47″ oeste, estando a uma altitude de 979 metros. Sua população estimada em 2010 era de 8.391 habitantes.A origem de Prados remonta à descoberta de ouro no vale do Rio das Mortes, mesma causa de ocupação de São João del-Rei e Tiradentes.

FUNDAÇÃO

A localidade de Prados pertenceu a São José del Rei, atual

Tiradentes, desde que foi criada a vila até o ano de 1890,

*Serra São José

*Serra São José

quando o próprio arraial foi elevado a categoria de vila, com a criação do município autônomo, recebendo o título de cidade em 1892.

Com o esgotamento das jazidas de ouro na região, o arraial de Prados partiu para uma nova alternativa econômica, com a instalação de pequenas indústrias de artefatos de couro, cujo desenvolvimento transformou a localidade num importante centro mineiro de exploração industrial e artesanal do couro.

*Fachada da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição

*Fachada da igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição

Conhecer Prados é conhecer não apenas a história de Minas, mas a própria história da liberdade do Brasil. 

CULTURA

Prados sempre manteve relevante destaque na área cultural, sobretudo no campo da música. Em 1858 já havia sido fundada a corporação Banda-Lira Ceciliana que até hoje mantém orquestra sacra, banda de música e coral em plena atividade.A corporação, composta por orquestra, banda, coral e escola de música, realiza anualmente o Festival de Música de Prados, em parceria com a Universidade de São Paulo – USP, numa demonstração viva da importância que a comunidade dá à suas raízes históricas.

Além da música, o município se notabiliza pela

*Reprodução do altar restaurado da Matriz de Nossa Senhora da Coceição

manutenção de suas festas mais tradicionais, de seu rico artesanato, e, sobretudo pelo valioso acervo artístico-histórico, representado por monumentos religiosos urbanos e rurais ricos em elementos arquitetônicos e ornamentais de feição barroco-rococó, assim como pelo remanescente casario ainda em linhas construtivas dos séculos XVIII e XIX , são monumentos de valor inestimável tanto histórica quanto artisticamente falando , como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição que foi tombada pelo IPHAN em 1995 e vem passando por minunciosas restaurações que estão devolvendo a ela toda a pintura e acabamentos no padrão original , um verdadeiro presente tanto para a comunidade quanto para os inúmeros visitantes que a igreja recebe anualmente .

Atualmente a economia local vem buscando alternativas de renda na área turística, principalmente no artesanato, que já possui reconhecimento internacional. A cidade destaca-se mais pela preservação de seu patrimônio histórico e de suas tradições culturais do que pelo desenvolvimento econômico.

 

Fonte: Adaptado de Wikipédia, a enciclopédia livre

 

BannerFans.com